06/04/2013

Sugestões para Aulas sobre Conduta Cristã


(5 e 6 anos)
1 - Quem sou eu
Cada indivíduo é especial, único; cada pessoa é diferente física e emocionalmente; Deus ama cada um como ele é; Deus empresta um corpo físico a cada espírito para aprender e evoluir durante a vida terrena; cuidados com o corpo físico.
2 – Família
Quem é a família; individualidade (diferenças) dos membros da família; a importância do grupo familiar; boas atitudes (respeito, ajuda mútua, carinho) para com nossos pais, irmãos, tios, avós, primos.
3 - Disciplina e colaboração no lar
Enumerar as tarefas domésticas; lavar, passar, cozinhar, limpar, arrumar; a importância de ajudar com disciplina e boa vontade; não existem tarefas femininas ou masculinas; qualquer atividade é importante e deve ser bem feita.
4 - Evangelho no Lar
Explicar o que é estudar o Evangelho no Lar; quais os benefícios e como realizar. Lembrar aos pais que eles podem incluir neste momento de estudo livros infantis (pequenas histórias) para que as crianças possam ler e entender a mensagem.
5 - Amor às plantas e aos animais
Perguntar quem possui bichinho de estimação? Como cuidam dele? Utilidade dos animais e das plantas; como cuidar das plantas; importância de se preservar a natureza.
6 - Amor e caridade para com o próximo
Quem é o nosso próximo? Como amar o próximo? Manifestação da caridade em gestos simples: um sorriso, uma gentileza, ajudar um amigo, não ser egoísta. Colocar amor nas coisas que fazemos.
7 – Perdão
Perdoar ao próximo e a si mesmo; toda pessoa faz coisas certas e erradas. Deus dá a cada um novas chances de acertar e nós também devemos perdoar aos que nos ofendem. É preciso aprender com os erros e se esforçar para acertar. Perdoar é entender o erro e esquecer.
8 - Conduta na escola
Com é ser um bom aluno? Atitudes que se deve ter na escola: chegar no horário, levar o material escolar, prestar atenção nas aulas, não colar nas provas, não colocar apelidos, devolver o que pegar emprestado, fazer os temas, colaborar nos trabalhos em grupo. Por que estudamos? Estudamos para aprender, para evoluir, para ter uma profissão
9 - Palavrinhas mágicas
Por favor, com licença, desculpe, obrigado (meninos dizem obrigado e meninas dizem obrigada); situações em que devem ser usadas as palavras mágicas. Elas demonstram boa educação e respeito.
10 – Honestidade
Não mentir, não roubar, ser sincero. Importância da honestidade.
11 - Atitudes positivas no lar, na escola e na rua
Importância das boas atitudes em todos os lugares, mesmo quando estamos sós e sem alguém olhando; evolução espiritual (crescimento interior).
12 - Alimentação saudável
Deus nos deu a natureza a fim de que retiremos dela nosso alimento; tudo o que comemos e bebemos possui sua origem na natureza, o homem apenas transforma os materiais.
13 – Amizade
O que é ser amigo? A importância dos amigos; atitudes de um amigo.
14 - Respeito ao próximo
Fazer aos outros o que queremos que nos façam; as pessoas são diferentes e devemos respeitar cada um como ela é; todos possuem defeitos e qualidades; valorizar as qualidades de cada indivíduo.
15 – Gratidão a Deus
Agradecer o dia, a família, os amigos, a saúde, a morada, a escola, o alimento, o corpo, a vida, etc.
16 – Música
Utilidade do som; tipos de música: calma, agitada, com letra, sem letra; o que cada música pode transmitir; influência da música em um ambiente.
17 - Ser criança é ótimo
A infância é um período durante o qual descobrimos e aprendemos muitas coisas; responsabilidades de cada etapa da vida; salientar as coisas boas de cada idade
18 - Trabalho e profissões
Importância do trabalho para a evolução e o sustento das pessoas; valorização de todas as profissões (E se não existisse lixeiro, padeiro, médico, professor?); os pais têm horários e responsabilidades no trabalho, devemos cooperar não incomodando, nem reclamando quando eles saem para trabalhar; o trabalho de cada criança é estudar e ajudar nas tarefas domésticas; importância do repouso e do lazer.
19 - Sou um espírito que possui um corpo físico
O espírito enquanto encarnado é chamado de alma. Como cuidar do espírito? Estudando, instruindo-se, tendo boas atitudes e bons valores morais e espirituais.
20 - Não aos vícios
            Explicar o que são vícios e por que eles fazem mal à saúde. Citar como vícios o cigarro, o álcool, a alimentação em excesso ou inadequada, o hábito de falar mal dos outros (maledicência); para crianças maiores pode-se falar das drogas ilícitas: maconha, cocaína, etc.
21-  Deus
Deus Pai e Criador
22- Como se comportar na hora da prece
Como orar? Devemos só pedir ou agradecer? Como devo me comportar? Fico de olho aberto? Para que serve a prece?
23- O que é o passe?
            Mostrar como devemos ficar na hora do passe, para que serve, o que devemos pensar na hora que estamos tomando passe.
24- O que é o Natal
            O verdadeiro significado do natal.
25- Aula comemorativa (mãe)
26- Aula comemorativa (pai)
27- Aula comemorativa (dia das crianças)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para semear a Evangelização Espírita!!!
Paz e Luz!
Flávia Peruci