03/03/2015

A alma após a morte

  • Prece Inicial
VAMOS PRIMEIRAMENTE CONHECER DIFERENTES MODOS DE VIVER:

NA ÁGUA - NA TERRA - NO PLANO FÍSICO - NO PLANO ESPIRITUAL

Todo ser vivo
Nasce – cresce – reproduz– morre
Uns vivem na água, ou meio aquático, outros vivem na terra ou meio terrestre.

O homem tem além do corpo físico, tem o Espírito 

Depois de viver um tempo há o desencarne. 


O desencarne é a morte do corpo físico 

Corpo físico Mortal – Espírito Imortal


O despertar no plano espiritual...
  
...acontece de acordo com a evolução do espírito

Se formos bons e fizermos nossos deveres, guardamos boas lembranças ficamos felizes.

Se formos maus e deixamos de fazer nossas obrigações, ficamos infelizes e agoniados.
Nós continuamos a pensar e sentir e nos apresentamos com o perispírito, que é o nosso corpo espiritual

         Por que Godofredo morreu? Foi descuidado, dirigiu em alta velocidade.
         Era a hora de ele morrer? Provavelmente não, o acidente aconteceu por irresponsabilidade dele.
         Como a esposa e o filho viram Godofredo, se ele tinha morrido? Eram médiuns e viram Godofredo em espírito. Mas eles não vão ficar vendo Godofredo o tempo todo, viram ele porque havia um motivo, talvez ele precisasse de preces, de auxílio, por estar perturbado.
         A mulher e o filho eram espíritas? Provavelmente não. Não precisa ser espírita para ver espíritos, há médiuns em todas as religiões e também entre as pessoas que não têm religião. Mãe e filho desmaiaram porque não entenderam o que estava acontecendo.
         Será que Godofredo se deu conta que tinha morrido? Não. Ele estava perturbado, sem saber o que fazer e o que tinha acontecido. Muitas pessoas, como Godofredo, ao desencarnarem não se dão conta que o corpo físico morreu e que o espírito continua vivo e por isso procuram o lar, a família e as coisas materiais que deixaram, desejando seguir normalmente a sua antiga vida material.
         Godofredo mudou depois que seu corpo morreu? Não, ele continuou gostando das mesmas coisas, continuou pensando e se preocupando com o que pensava e se preocupava antes de se desligar do corpo físico. Não ficou nem melhor, nem pior, apenas o mesmo Godofredo, porém sem o seu antigo corpo físico. Por isso ele dizia: - Eu continuo o mesmo Godofredo de sempre! (último desenho).
         O que vai acontecer com Godofredo? Como as mudanças de consciência e de percepção da nova realidade espiritual são graduais e lentas, provavelmente Godofredo ainda vai ficar algum tempo desorientado, tentando viver a vida que tinha antes de desencarnar, até perceber que seu corpo físico morreu e que ele se encontra no Mundo Espiritual. Quando se der conta de sua nova realidade espiritual, ele poderá reavaliar suas atitudes e buscar auxílio espiritual através de uma prece sincera. E com certeza Godofredo será auxiliado pelo seu Espírito Protetor e pelos amigos espirituais, pois Deus não desampara nenhum de seus filhos. Por isso são muito importante as nossas preces.
                 É isso que sempre acontece quando alguém desencarna? Não. A realidade da vida espiritual é diferente para cada pessoa, de acordo com a vida que levou na Terra;
         Se tiver merecimento, o espírito pode acordar em uma colônia espiritual ou um hospital, para se recuperar e se adaptar ao mundo dos espíritos;
         Pode despertar em um lugar de sofrimento se cometeu suicídio, ou se foi uma pessoa que prejudicou os outros, ou que só pensou em si mesma (egoísta);
         Se foi uma pessoa boa, que ajudou os outros e procurou desenvolver boas qualidades, pode ser recebida por seus amigos que já desencarnaram ou por amigos de outras reencarnações e irá para um lugar legal, onde continuará estudando e evoluindo. 

                 O que é sintonia? Dizemos que há sintonia quando duas pessoas pensam e agem da mesma maneira, tem os mesmos gostos. É como quando tem uma apresentação de uma banda. Quem vai? Todos os que gostam daquele tipo de música. Pode-se citar como exemplo, também, os nossos amigos, nos relacionamos melhor com aquelas pessoas que tem os mesmos gostos e objetivos que nós. Nossa sintonia espiritual é que vai determinar o local e como vamos nos sentir depois da morte do corpo físico. Os lugares no Mundo Espiritual são de acordo com a sintonia. Nos lugares de sofrimento reúnem-se espíritos que cultivaram o mesmo tipo de valores (egoísmo, mentira, desonestidade, maldade). Nos lugares felizes, reúnem-se espíritos que indagar o que desejam levar desta vida. Conduzir o diálogo para que eles concluam que não vamos levar nada de material (casa, carro, brinquedos, roupas), mas levaremos as boas ações, os bons pensamentos, e as virtudes que conquistarmos, todo o bem que pudermos fazer (amor, paciência, calma, perdão, honestidade, obediência, caridade, amizade). Comentar que não levaremos os livros, mas levaremos o conhecimento adquirido, e que nossos familiares e amigos não irão conosco quando desencarnarmos, mas levaremos o carinho, a amizade e o amor que cultivamos. Anotar as respostas no quadro.

         OBS.: levaremos também as coisas erradas que fizermos e os pensamentos e sentimentos negativos: o ódio, a vingança, a preguiça, a fofoca. E por isso devemos evitar que eles estejam presentes em nossa vida. Procuremos desenvolver as nossas virtudes, através da prática do bem.
  • Prece de encerramento.
ATIVIDADE
Fonte - Brincando e Aprendendo o espiritismo - Volume 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para semear a Evangelização Espírita!!!
Paz e Luz!
Flávia Peruci