terça-feira, 23 de outubro de 2012

Deus fez a chuva





MATERIAIS: Gravura de chuva figura de sapo, peixe, pingüim, tartaruga (animais que gostam de chuva).
  • Mostre a gravura de chuva. Anime as crianças a falarem sobre a chuva e sobre o que ela faz de boa. Falar da chuva que Deus manda sobre a terra como uma coisa muito boa para plantas e animais.
  • Deixe as crianças pegarem à gravura do sapinho e fale como ele gosta de chuva, etc. Deus manda a chuva para molhar a terra, para as plantas poderem crescer e para que os animais e as pessoas tenham sempre água e alimento.

CANTINHO DA ARTE
  • Ofereça papel e giz de cera à criança e convide-a a fazer o desenho que ela quiser sobre a chuva.

MUSICA
Chuva que ai
Quando a chuva cai

PRECE FINAL
Agradecer a Deus pela chuva que Ele manda sobre a terra.

DEUS FEZ O VENTO QUE SOPRA

BRINCADEIRA:
Convide as crianças a ficarem em pé e formarem um círculo. A evangelizadora joga o balão de gás (bola de soprar) para cima e anima as crianças a manterem o balão no ar sem tocar nele, apenas soprando. A brincadeira agita bastante as crianças. Por isso, a evangelizadora pega a bola de vez em quando, pede às crianças que volte a formar o círculo e começa a brincadeira novamente.
Depois, pode colocar o ventilador na direção da bola para as crianças observarem a diferença que a maior quantidade de vento faz. No final peça que as crianças sentem novamente e respirem bem fundo três vezes. Isto ajuda a acalmar as crianças.

CONVERSAÇÃO

Pergunte as crianças o que estavam fazendo na brincadeira. Elas viam o ar que estava mantendo a bola em cima? Isto é ideal para conversar sobre o vento. Nós não vemos o vento, mas vemos o que o vento faz. Pergunte o que o vento faz.
Mostre gravuras dos efeitos do vento e verifique se as crianças conseguem identificar a figura. Diga: “Isto é o vento. Nós não vemos o vento, mas vemos o que ele faz”.
Deus fez o vento. Ele faz o vento leve e gostoso que faz ziii...ziii...ziii. O vento leve refresca a terra e as plantas.
Ele carrega sementinha e as espalha na terra. Deus fez também o ento forte que faz vuuuu...vuuu.
O vento forte sacode as árvores e elas crescem fortes e firmes. O vento forte traz a chuva para molhar a terra.
Deus fez o vento. Deus é bom.

CANTINHO DA ARTE

Montagem de um livro.
Cinco retângulos de cartolina, todos do mesmo tamanho, cinco figuras de coisas belas do mundo: passarinho, flores, gatinho, sol, chuva, furador e fitinha colorida.

Mostre as gravuras e os retângulos de cartolina. Oriente para que as crianças colem uma gravura em cada retângulo. Junte um retângulo como capa. Reúna os retângulos bem juntos e fure-os com o furador de papéis. Depois amarre com a fita, formando o livro. Pronto o livro deixe as crianças folheá-los e falar sobre as gravuras de coisas criadas por Deus.

TÍTULO DO LIVRO – Belezas que Deus Criou

ANEXOS:


3 comentários:

  1. Olá Flávia!!!
    Tem um premio para vc lá no meu blog.
    Passe lá para pegá-lo!!!
    bjs
    Alice

    ResponderExcluir
  2. TEM UM PREMIO PARA VC NO MEU BLOG
    PASSE POR LÁ!!!
    BJS
    ALICE

    ResponderExcluir
  3. OIIIII TEM UM PRESENTINHO PREMIO DARDO NO MEU BLOG PARA VC!!! BEIJOCAS

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para semear a Evangelização Espírita!!!
Paz e Luz!
Flávia Peruci