terça-feira, 23 de outubro de 2012

Deus fez a chuva





MATERIAIS: Gravura de chuva figura de sapo, peixe, pingüim, tartaruga (animais que gostam de chuva).
  • Mostre a gravura de chuva. Anime as crianças a falarem sobre a chuva e sobre o que ela faz de boa. Falar da chuva que Deus manda sobre a terra como uma coisa muito boa para plantas e animais.
  • Deixe as crianças pegarem à gravura do sapinho e fale como ele gosta de chuva, etc. Deus manda a chuva para molhar a terra, para as plantas poderem crescer e para que os animais e as pessoas tenham sempre água e alimento.

CANTINHO DA ARTE
  • Ofereça papel e giz de cera à criança e convide-a a fazer o desenho que ela quiser sobre a chuva.

MUSICA
Chuva que ai
Quando a chuva cai

PRECE FINAL
Agradecer a Deus pela chuva que Ele manda sobre a terra.

DEUS FEZ O VENTO QUE SOPRA

BRINCADEIRA:
Convide as crianças a ficarem em pé e formarem um círculo. A evangelizadora joga o balão de gás (bola de soprar) para cima e anima as crianças a manterem o balão no ar sem tocar nele, apenas soprando. A brincadeira agita bastante as crianças. Por isso, a evangelizadora pega a bola de vez em quando, pede às crianças que volte a formar o círculo e começa a brincadeira novamente.
Depois, pode colocar o ventilador na direção da bola para as crianças observarem a diferença que a maior quantidade de vento faz. No final peça que as crianças sentem novamente e respirem bem fundo três vezes. Isto ajuda a acalmar as crianças.

CONVERSAÇÃO

Pergunte as crianças o que estavam fazendo na brincadeira. Elas viam o ar que estava mantendo a bola em cima? Isto é ideal para conversar sobre o vento. Nós não vemos o vento, mas vemos o que o vento faz. Pergunte o que o vento faz.
Mostre gravuras dos efeitos do vento e verifique se as crianças conseguem identificar a figura. Diga: “Isto é o vento. Nós não vemos o vento, mas vemos o que ele faz”.
Deus fez o vento. Ele faz o vento leve e gostoso que faz ziii...ziii...ziii. O vento leve refresca a terra e as plantas.
Ele carrega sementinha e as espalha na terra. Deus fez também o ento forte que faz vuuuu...vuuu.
O vento forte sacode as árvores e elas crescem fortes e firmes. O vento forte traz a chuva para molhar a terra.
Deus fez o vento. Deus é bom.

CANTINHO DA ARTE

Montagem de um livro.
Cinco retângulos de cartolina, todos do mesmo tamanho, cinco figuras de coisas belas do mundo: passarinho, flores, gatinho, sol, chuva, furador e fitinha colorida.

Mostre as gravuras e os retângulos de cartolina. Oriente para que as crianças colem uma gravura em cada retângulo. Junte um retângulo como capa. Reúna os retângulos bem juntos e fure-os com o furador de papéis. Depois amarre com a fita, formando o livro. Pronto o livro deixe as crianças folheá-los e falar sobre as gravuras de coisas criadas por Deus.

TÍTULO DO LIVRO – Belezas que Deus Criou

ANEXOS: