09/11/2012

Meditação

Apresentação - primeiro encontro


Prece inicial

O evangelizador deve levar para aula uma técnica de meditação. Temos como sugestão o modelo abaixo. Interessante que se utilize uma música suave de fundo.

Primeiro momento - meditação: Relaxe. Encontre a forma mais cômoda para sentar-se. Agora você é convidado a fechar seus olhos. Tente esquecer por um momento o que lhe rodeia, e se concentre apenas na minha voz. Sinta seu corpo. Suas pernas deixe-as relaxadas. Solte-as. Solte também seus braços, sinta as suas mãos, seus dedos. Livre-se de qualquer tensão. Imagine agora que uma luz vem lá de cima. Essa luz entra pela sua cabeça e se expande, iluminando todo o seu corpo. Ela é o divino fluxo de Deus. Por isso você se sente alegre, cheio de vontade, de disposição.

Está tudo escuro em sua volta. Na sua frente imagine agora que há uma porta. Nessa porta você vê uma luz. Aproxime-se dela aos poucos. Quando chegar na porta abra-a. Essa porta vai abrir os seus olhos para o mundo. Ao abrir, você está saindo da escuridão onde estava e vê um campo verdejante, florido e imenso. Você não pode ver o fim desse campo. Observe a natureza a sua volta.

Respire o ar do campo, respire fundo. Você está muito bem. Um bem-estar invade sua alma.

Abra os braços e sinta a brisa roçando o teu corpo. Você está se sentindo calmo, confiante, capaz e feliz.

Observe ao longe. Nesse campo há uma árvore alta. Seus galhos longos fazem uma sombra grande e agradável. Aproxime-se. Veja, há alguém ao lado dessa árvore. Aproxime-se dessa pessoa, não sinta medo. Ela percebeu sua presença e abriu seus braços para lhe receber. Ela olha no fundo dos seus olhos. Retribua esse olhar. Olhe bem no fundo dos olhos dessa pessoa. Veja e sinta nela um amigo. Um amigo que há muito tempo você desejava encontrar. Abrace-a agora. Ela não te disse nenhuma palavra, mas você sabe, você sente, que nela você pode confiar.

Agora vocês se sentam na grama. Você se sente muito leve, muito feliz. Tente se comunicar com essa pessoa. Você não precisa falar, ela pode ouvir os seus pensamentos. Pense agora no que você quer contar pra essa pessoa. Lembre-se de seus medos... seus problemas... suas dúvidas em relação a vida. Desabafe. Você é muito importante pra essa pessoa. Ela lhe quer muito bem e está disposta a lhe ajudar. Ela lhe escuta com atenção e amor. Você sente que é compreendido. Você pode contar qualquer coisa a essa pessoa, ela saberá guardar segredo. Você pode pedir auxílio e ela lhe ajudará. Abrace-a novamente, vocês precisam se despedir. Olhe para trás, lá está a porta de onde você veio. É preciso voltar agora. Caminhe em direção a porta. Continue sentindo a natureza, o vento batendo no seu rosto. Agradeça! Você encontrou alguém que está ao seu lado, é seu amigo, quer seu bem. Abra a porta. Você está no escuro outra vez. Sinta seu corpo, suas pernas, seus braços. Respire fundo, lentamente. Sinta-se novamente aqui, você está nesta sala, no Grupo Espírita. E quando eu contar até três, você abrirá os olhos. 1...2...3!

Segundo momento: após a técnica, esclarecemos que essa pessoa com quem se encontraram não é irreal. Ela é nosso anjo guardião, nosso mentor espiritual, e que mesmo se nós não o vejamos, ele está sempre a nos amparar, sempre ao nosso lado. Podemos sentir sua presença sempre que quisermos sua ajuda. E da mesma forma que nos encontramos com ele na meditação, podemos encontrá-lo em nossa casa, no momento de nossa prece. Os problemas e angústias que com ele dividimos na meditação, ele com certeza nos intuirá e ajudará a solucionar durante as nossas reuniões do grupo de jovens. Por isso, o grupo deve sentir-se acolhido, e seguro de poder expor suas dúvidas.

Terceiro momento: reunimos os jovens em duplas, para discutirem com o colega os conhecimentos que já tem acerca da doutrina, e também as dúvidas.

Quarto momento: no grande grupo, cada dupla expôs seus apontamentos. As dúvidas dos jovens devem ser temas das aulas seguintes. Em nosso grupo, percebemos que a maior dúvida é a respeito da existência de vida em outros planetas. Esse será o tema do próximo encontro.
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/apresentacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para semear a Evangelização Espírita!!!
Paz e Luz!
Flávia Peruci