sexta-feira, 22 de junho de 2012

Corpo e Espírito


Objetivo(s):
• Conhecer importância do corpo e do espírito
• Compreender que existem energias visíveis e invisíveis
• Identificar energias visíveis e invisíveis
• Identificar diferenças entre corpo e espírito


Metodologia:
• Prece de abertura (incentivar à participação de cada um).
• Iniciar a abordagem do tema, servindo-se das imagens das páginas 3 e 4, para identificar
energias visíveis e invisíveis, fazendo a pergunta “Quem faz movimentar o quê?” ou
“Que energia existe aqui?” etc…
Energias Visíveis: água (que faz movimentar a nora); condutor e/ou combustível que faz
andar o carro, o comboio ou o avião.
Energias Invisíveis: vento (que faz movimentar o moinho); as ondas de calor que saem
do calorífico; a electricidade que faz funcionar os electrodomésticos; as ondas de rádio e
de televisão (que nos permitem ver e ouvir à distância).
• Realizar as actividades das fichas para consolidar conhecimentos e, assim, atingir os
objectivos propostas para esta aula.



Atividades:
ATIVIDADE PARA IDADES dos 4 AOS 6 ANOS (+‐)
(AINDA NÃO SABEM LER, MAS JÁ VÃO DESENVOLVENDO A ESCRITA. NECESSITAM DE AJUDA PERMANENTE)
Realizar as fichas da pág. 5 e 6 para identificarem energias variadas, visíveis e invisíveis e as diferenças entre Corpo e Espírito.
As crianças desta faixa etária poderão necessitar de ajuda na leitura e escrita.


ATIVIDADES PARA IDADES 6 AOS 9 ANOS (+‐)
(JÁ SABEM LER, MAS AINDA NECESSITAM DE ALGUM APOIO, TANTO NA LEITURA COMO NA ESCRITA)
Realizar as fichas da pág. 6 e 7 (realizar a pág. 7 ou 8 – têm os mesmos objectivos, mas
exercícios diferentes) para identificarem energias variadas, visíveis e invisíveis e as diferenças entre Corpo e Espírito.
No final, poderão fazer um desenho, ao gosto, relacionado com o tema da aula.


ATIVIDADE PARA IDADES A PARTIR DOS 10 ANOS
(SABEM LER SEM DIFICULDADES E COM AUTONOMIA PARA TRABALHAREM SEM APOIO PERMANENTE)
Realizar a ficha (pág. 9) para identificarem energias variadas, visíveis e invisíveis.


Atividade plástica (pág. 10):
1. Com o tamanho de uma folha A5, desenhar um corpo (uma pessoa) e depois pintar.
2. Novamente com o tamanho de uma folha A5, tentar representar o espírito do corpo que foi
desenhado no ponto 1. (ajudar à criatividade dando dicas ou mostrando exemplos de como se poderá representar algo invisível – observar as imagens utilizadas nas diferentes fichas para representar as ondas de calor, ondas de transmissão da televisão e o espírito)
3. Fazer 2 cartazes:
a. No primeiro cartaz, colar o desenho 1. e por baixo escreve, em duas colunas separadas,
os títulos Características do CORPO e Coisas que o Corpo pode fazer.
b. No segundo cartaz, colar o desenho 2. e por baixo escrever, em duas colunas separadas,
os títulos Características do ESPÍRITO e Coisas que o Espírito pode fazer.
Coisas que o espírito pode fazer:
Pensar; Orar/rezar; Meditar; Ficar triste/alegre; Gostar/ amar; Zangar/Odiar; …
Coisas que o Corpo pode fazer:
Agarrar objectos; Saltar; Rir; Chorar; Cantar; Construir; …







Lê com atenção:
4. Com o tamanho de uma folha A5, desenha um corpo, ou melhor uma pessoa, e depois pinta.Faz o teu melhor!

5. Novamente com o tamanho de uma folha A5, tenta agora representar o espírito do corpo que desenhaste no ponto 1. Tenta ser criativo.

6. Faz 2 cartazes:
a. No primeiro cartaz, cola o desenho 1. e por baixo escreve, em duas colunas separadas,
os títulos Características do CORPO e Coisas que o Corpo pode fazer.
b. No segundo cartaz, cola o desenho 2. e por baixo escreve, em duas colunas separadas,
os títulos Características do ESPÍRITO e Coisas que o Espírito pode fazer.

7. Para começar a preparar o trabalho da próxima aula, faz uma lista (numa folhaA5) de coisas que o CORPO pode fazer e de coisas que o ESPÍRITO pode fazer. Guarda esta folha na tua capa.
BOM TRABALHO