quinta-feira, 21 de junho de 2012

Aula: Deus/Amor e Sabedoria (7/9 anos)


OBJETIVO: Neste tema, levar a criança a reconhecer o Criador pelo mundo que a circunda: as plantas, os animais, a família. Ela deverá sentir o amor de Deus por todas as criaturas e a perfeição da Sua obra, que nenhum homem pode fazer igual.
Que Deus fez este mundo para nós com muito amor. Falar de Deus da forma mais simples possível. Voltando a ensinar, para reforço e para os alunos que são novos, que Jesus não é Deus, mas seu filho.
Mostrar à criança a diferença entre ambos, apresentando Deus como Pai Criador e Jesus como Irmão e Mestre. Não esquecer de esclarecer a criança, que todas as ilustrações que temos são de Jesus e não de Deus.
Levar a criança a sentir que Deus lhe oferece todas as condições para que cresça espiritualmente em alegria, amor e aprendizado.
HISTÓRIA : UMA VIAGEM
Quando as aulas do primeiro semestre findaram, Mayara esperava o passeio das férias e, conforme combinado com seu pai e sua mãe, saíram em longa viagem. Viajaram mais ou menos 3.000 quilómetros. Estavam ansiosos e contentes, pois há muito esperavam a oportunidade de conhecer novos lugares.
O senhor Gil foi logo preparar o carro, arrumando as malas. No dia seguinte partiram bem cedo.
Primeiramente, foram a uma cidade do litoral, no sul do Brasil. Quem sabe o que é litoral? Toda a parte da terra banhada pelo mar, chama-se litoral. de Esta é uma das praias do sul.
A praia era linda. As ondas gigantescas encobriam as pedras e se chocavam contra o farol da Barra. Havia muitos banhistas, pois o dia ensolarado era um convite para ficar na praia.
Mayara estava feliz. A paisagem era belíssima. E a água do mar estava uma delícia para tomar banho. Mais tarde foram às outras praias, com águas azuladas e límpidas, a floresta muito verde. O ar, muito puro, era respirado agradavelmente. Seus pais divertiam-se muito e sentiam-se tranquilos e descansados naquelas paisagem tão belas.
O entardecer foi maravilhoso. O pôr-do-sol era lindo, cheio de tons dourados e vermelhos, alaranjados. A beleza era indescritível.
Na manhã seguinte, partiram para ver as Cataratas da Iguaçu (explicar sua localização, volume de água. É onde está situada a Usina de Itaipu que fornece energia elétrica para o Brasil e Paraguai). As águas caíam de grande altura, fazendo um enorme barulho. O espetáculo era muito bonito. Aproximando-se dos jardins, Mayara e Diogo viram um canário pousando sobre uma orquídea. Quanta beleza encontraram por onde passavam em viagem!
Na volta visitaram uma zona pastoril e viram um bonito rebanho de gado pastando. As árvores que cercavam a estrada eram altas e sua sombra era acolhedora.
Passaram ao lado de uma fazenda, à beira da estrada e observaram os camponeses colhendo frutas maduras, retirando-as das árvores carregadinhas. Chuparam algumas tangerinas e prosseguiram sua viagem por longa planície verdejante.
Repentinamente os pais de Mayara perceberam o silêncio de sua filha. Olharam-na estava calada e pensativa. Por fim, depois de longo silêncio, seu pai lhe perguntou:
- Você está triste, Mayara?
- Estou muito bem, papai! Apenas estou pensando em tudo que vimos. Que beleza! Passamos por praias lindas, no litoral; vimos ao anoitecer um céu maravilhoso; vimos magníficas cataratas; vimos pássaros e animais, frutas. Quantas belezas na natureza! Como Deus é bondoso! E dizer que tudo isso Ele criou!
- É verdade - disse-lhe o senhor Gil - , todos nós sempre achamos belo e bendizemos o que Deus faz, mas bem poucos sabem a respeito d'Ele. Deus, minha filha, é Criador de Universo e Pai de todos nós. Deus nos criou para povoarmos o Universo, por isso somos filhos de Deus, e como somos filhos do mesmo Pai, somos todos irmãos. Para Deus, só existe uma família: a Universal. Somos ainda criaturas imperfeitas e por isso não nos é permitido sabermos da natureza íntima de Deus. Porém já sabemos que é único, soberanamente justo e bom, criador do Universo. Nós estamos mergulhados nas Suas vibrações. Essas vibrações são: luz, amor, bondade, perdão e misericórdia, por isso que nós estamos em Deus e Ele está em nós.Por meio de Suas emanações, Deus está em toda parte. Ele não se mostra, mas se revela pelas suas obras. Podemos amar a Deus e qualquer lugar; na cidade, no campo, no mar ou na floresta. Amando os pássaros, os animais e as pessoas, estamos também amando a Deus. E nós o amamos pelo pensamento. Quando gostamos de alguém, nós pensamos nele com amor, não é mesmo? Fazer o bem aos outros também é uma forma de amar a Deus. Deus criou o Universo e governa por sábias leis. Ele conhece os nossos mais escondidos pensamentos e sabe sempre do que precisamos. Deus é eterno: sempre existiu. Deus é único: só existe um Deus. Deus é bom: ama a todas a coisas e criaturas. Deus é justo; perante Ele somos todos iguais: o branco, o negro, o amarelo, enfim as criaturas de todas as raças. Dá a cada pessoa o que ela merece, de acordo com o bem ou com o mal que ela faça.
Mayara
Chegaram de viagem felizes e agradecidos a Deus por terem feito tão lindo passeio e observado de perto a beleza da criação de Deus.




ATIVIDADE: Distribuir o questionário após respondido, desenho livre: Criações de Deus.


Questionamento

  1. Você já foi viajar? Com quem e para onde você foi?
  2. Quem conhece o mar? Como é o mar?
  3. O que vocês sentem quando estão próximos dele?
  4. Quem não conhece, gostaria de conhecer/ Por que?
  5. Quem já foi a um sítio, fazenda, chácara, cidade do interior/ (às crianças do interior perguntar sobre as capitais)
  6. Quem sabe o que é cascata? Quem já viu pelo menos pela TV?

SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)
Reflexão:
"A flor é um apelo à sensibilidade, induzindo-nos a reverenciar a Perfeição Excelsa, que distribui amor e beleza, em todos os recantos do caminho"
Francisco Cândido Xavier/ Emmanuel


Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica