segunda-feira, 25 de junho de 2012

COMO UTILIZAR PARABOLAS NA EVANGELIZAÇÃO



1- INTERPRETAÇÃO DOS SÍMBOLOS

INTERPRETAR O SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS NAS PARÁBOLAS: NA PARÁBOLA DO SEMEADOR AS SEMENTES E OS DIFERENTES TERRENOS ONDE AS SEMENTES CAÍRAM; NA PARÁBOLA DA OVELHA DESGARRADA O QUE SIGNIFICAM O PASTOR, AS CEM OVELHAS, A OVELHA DESGARRADA.

2- HISTÓRIA EM QUADRINHOS

CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM TEXTOS(BALÕES) OU SEM TEXTO, QUE REPRODUZA A SEQUÊNCIA DOS FATOS APRESENTADOS EM UMA DETERMINADA PARÁBOLA.

3- PERSONAGENS E MENSAGENS

QUAIS OS PERSONAGENS QUE ENTRAM EM CENA EM DETERMINADA PARÁBOLA E QUAL A ATITUDE DE CADA UM DELES? O QUE VOCÊ APRENDEU COM ESSA PARÁBOLA? QUAL A MENSAGEM PARA O HOMEM DE HOJE?

4- COMPARAÇÃO DE TEXTOS

COMPARE O TEXTO DE UMA PARÁBOLA EM EVANGELHOS DIFERENTES. LOCALIZE POR EXEMPLO A PARÁBOLA DO SEMEADOR EM LUCAS(8:4-8) COMPARE COM O TEXTO DE MATEUS(13:1-9) E MARCOS(4:1-9). QUAIS SÃO AS SEMELHNÇAS E DIFERENÇAS ENTRE ELES?

DISCUTA AS DIFERENÇAS: SERÁ QUE POSSUEM ALGUM SIGNIFICADO ESPECIAL?

5- REPÓRTER

FEITA A ENCENAÇÃO, UM EVANGELIZADOR(REPÓRTER)ENTREVISTA OS QUE PARTICIPARAM DA ENCENAÇÃO. POR EX: O QUE VOCÊ SENTIU FAZENDO O PAPEL DA SEMENTE QUE CAIU NO MEIO DO ESPINHO?(PARÁBOLA DO SEMEADOR).

6- REFLEXÃO EM GRUPO

REFLEXÃO COM TODO O GRUPO REUNIDO INDEPENDENTE DO NÚMERO DE PESSOAS QUE ESTEJAM PARTICIPANDO. POR EX: ALGUÉM LÊ EM VOZ ALTA A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO. EM SEGUIDA O EVANGELIZADOR PERGUNTA: O QUE O OUTRO SIGNIFICA PARA VOCÊ?
É MUITO IMPORTANTE QUE A REFLEXÃO NÃO FIQUE SÓ NO CAMPO DAS IDÉIAS.POR ISSO AO FINAL DO ENCONTRO O EVANGELIZADOR DEVE FAZER OUTRA PERGUNTA QUE FAÇA COM QUE O GRUPO ASSUMA AQUILO QUE REFLETIU. POR EX: NO CASO DO BOM SAMARITANO QUAL SERÁ NOSSA MANEIRA DE AGIR EM RELAÇÃO AO OUTRO DE HOJE EM DIANTE?

7- JORNAL MURAL

CONFECÇÃO DE UM JORNAL MURAL COM UM ASPECTO QUE FOI DISCUTIDO EM DETERMINADA PARÁBOLA. POR EX: ALGUÉM LÊ EM VOZ ALTA A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO. EM SEGUIDA O EVANGELIZADOR FAZ UM PEQUENO COMENTÁRIO E PROPÕEM AO GRUPO(OU GRUPOS) A CONFECÇÃO DE UM JORNAL MURAL COM O TEMA: "A SOLIDARIEDADE NO MUNDO DE HOJE!.
O EVANGELIZADOR DEVERÁ FORNECER O MATERIAL PARA A CONFECÇÃO DO JORNAL MURAL: PAPEL PARDO, REVISTAS, JORNAIS(PARA RECORTAR) COLA, PINCÉIS ATÕMICOS, ETC.
OUTRA SUGESTÃO : A PARTIR DA PARABOLA DO JÓIO CONFECCIONAR UM JORNAL MURAL COM O TEMA: "O HOMEM PODE TRANSFORMAR O MUNDO EM QUE VIVE".

8- OUTRA HISTÓRIA

USANDO A IDÉIA CENTRAL DE UMA PARÁBOLA, O EVANGELIZADOR DEVE INVENTAR UMA HISTÓRIA OU CONTAR UMA HISTÓRIA REAL. O IMPORTANTE É QUE A OUTRA HISTÓRIA APRESENTE A MESMA IDÉIA CENTRAL DA PARÁBOLA QUE FOI ESCOLHIDA.

9- COMPARAÇÃO DE MENSAGENS

AS PARÁBOLAS SÃO MUITO RICAS DE SIGNIFICADOS. EM UMA MESMA PARÁBOLA CADA PESSOA PERCEBE ASPECTOS DIFERENTES. PODE-SE ENTÃO APROVEITAR ISSO EM UMA ATIVIDADE ESPECÍFICA. FORMAM-SE VÁRIOS GRUPOS(MÍNIMO DE TRÊS MÁXIMO DE CINCO PESSOAS) QUE FICARÃO ENCARREGADAS DE DESCOBRIR UMA MENSAGEM DA PARÁBOLA. DEPOIS REUNE-SE TODOS OS GRUPOS QUE IRÃO LER AS MENSAGENS ENCONTRADAS. O PLENÁRIO DEVERÁ ELABORAR UMA ÚNICA MENSAGEM QUE CONTENHA IDÉIAS ENCONTRADAS PELOS GRUPOS.

10- MENSAGEM ILUSTRADA

FORMAR VÁRIOS GRUPOS QUE RECEBERÃO CADA UM DELES UMA PARÁBOLA. NINGUÉM DEVE SABER A PARÁBOLA QUE FOI DESTINADA AO OUTRO GRUPO. CADA GRUPO DEVE DESCOBRIR A MENSAGEM DA PARÁBOLA QUE RECEBEU E ILUSTRÁ-LA ATRAVÉS DE UM CARTAZ(DESENHOS, RECORTES DE REVISTAS, JORNAIS, ETC). O CARTAZ NÃO PODERÁ TER NENHUMA LEGENDA, TÍTULO, FRASE, ETC. CADA GRUPO APRESENTARÁ SUA MENSAGEM ILUSTRADA E OS DEMAIS PROCURARÃO DESCOBRIR DE QUE PARÁBOLA TRATA.
 
by: Alice Lirio