domingo, 24 de fevereiro de 2013

AULAS PARA O JARDIM

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

Nesta faixa etária ( crianç as de 04 a 06 anos) existe uma certa dificuldade por parte dos evangelizadores, para a

abordagem em sala de aula. Fica sempre a pergunta: - quais os temas que poderiam ser desenvolvidos? O que falar

e o que fazer com as crianças?

Fic a como sugestão, trabalharmos a socialização da criança, noções de higiene, e de uma maneira lúdica e

gostosa falarmos de amor ao próximo, caridade, respeito ao meio ambiente e vários outros temas que abranjam as

leis morais, mas sem esquecer que estamos lidando c om crianças ainda não alfabetizadas, e que a nossa aula tem

ser acima de tudo atraente e "gostosa".

Assim é que, através da c onversação dirigida sobre o tema, procurando abordar o assunto de acordo c om o nível

de entendimento dos alunos, extraímos de suas manifestações o conteúdo da própria aula. Para que possamos

diversificar um pouco as atividades, saindo do tradicional, podemos levar a música, o teatro, os jogos e atividades

de pintura, recorte e colagem, propiciando- lhes :

· a liberdade de expressão (verbalizaç ão)

· os vôos da fantasia

· o desenvolvimento da imaginação

· a canalização dos impulsos agressivos

· a socialização (c omunic aç ão)

· a auto- confiança

A CRIATIVIDADE INFANTIL

A arte é um meio de expressão comum à cultura de todos os tempos. Quanto mais examinamos o lugar que a

arte ocupa e ocupou nas atividades humanas, mais nos convenc emos da sua importância. E a atividade artística na

escola passou a ser, assim, um processo ou conjunto de processos que permite não só a avaliação do

desenvolvimento mental do indivíduo, como também estimula a sua capac idade criadora, além de constituir- se em

um fator de disciplina.

As atividades artísticas desenvolvidas em grupo se caracterizam pela coesão e interação de seus componentes.

Em tal tipo de tarefa há, realmente, colaboração, c o- criação. Além do mais observa- se o enriquecimento de

experiências, desenvolvimento estético, ajustamento pessoal, propiciando a auto- expressão, descarga de

agressividade, formação de hábitos e atitudes.

O desenvolvimento desse tipo de atividade em nossas escolas de educação espírita muito nos auxiliará na

transmissão dos temas c onstantes do nosso programa. Assim sendo, a crianç a vivenciará a colabora ão, a ajuda ao

próximo, a disciplina e a ordem, o respeito às coisas alheias. Aprenderá a esperar sua vez, sentir- se- á segura e

ajustada, entre outras coisas.

Damos a seguir sugestões de Técnicas e Materiais que podem ser usados em aulas para o Jardim. Convém

sempre enunciar bem o que se pretende que as crianças façam, deixando- as livres para se expressarem. Não é

aconselhável "adivinhar" o que as crianç as desenharam, pintaram ou modelaram. O interessante é perguntar a ela e

depois não podemos esquecer de elogiar.

Seria bom se se organizasse ao cabo de algum tempo um exposição dos trabalhos feitos pelos alunos em classe,

procurando agrupar tais trabalhos por Unidades de Ensino. Esta exposição deverá ser feita em um local da Casa

Espírita onde todos possam apreciá- la, especialmente os pais para que tomem conhec imento do que está sendo

passado para seus filhos em nossas aulas.

(Colaboraç ão Nair Rocha Soares - CVDEE)


Fonte:
CVDEE - Centro Virtual de Divulgaç ão e Estudo do Espiritismo