domingo, 5 de agosto de 2012

Regras de Conduta - Conduta Moral

Aula: Regras de Conduta/ Conduta Moral
Aula para faixa etária de 04 a 12.

OBJETIVO: Concientização da importância das regras e deveres em nossa vida.

ABERTURA DOS TRABALHOS: Relaxamento: Pedindo que se acomodem na cadeira, ficando à vontade. Em seguida que acalmem seu espírito esquecendo tudo que aconteceu durante o dia, respirando profundamente e lentamente até conseguir sentir as batidas de seu coração. Faça uma Prece agradecendo a Deus pelo dia.. Fazer a prece Pai Nosso e ave Maria dando início aos trabalhos.
AULA:
Colar no quadro figuras Ex: Trânsito . Escola. Casa. Centro Espírita.
Começando pela figura de trânsito: Quais as coisas que devemos fazer de certo no trânsito e quais as coisas erradas, que não devemos fazer?
Aguarde as crianças darem várias sugestões, anote no quadro, acrescente algumas e comente cada uma. Frise que todas as vezes que seguimos as regras de trânsito menos acidentes causamos e mais qualidade de vida conseguimos.
Assim que perceber que se esgotou as ideias passe para a figura seguinte:


Escola: Faça a mesma pergunta: O que devemos fazer e o que não devemos fazer na escola? ... Escreva no quadro as sugestões, comente cada uma. Sempre frisando que todas as vezes que seguimos as regras de conduta, tudo dá certo e quando não seguimos tudo dá errado.
Em Casa: Agora use a palavra Regras de Conduta: Faça a pergunta: Quais as regra de conduta em casa? anote e comente cada sugestões.


Segue até chegar no Centro Espírita - Esse é o ponto chave da aula. Faça a mesma pergunta: Quais as regras de conduta que devemos seguir aqui no Centro Espírita?
Resumindo você perceberá que as crianças sabem muito bem as regras de conduta. Sabem o certo e o errado. Agora o objetivo da aula é mostrar como elas devem lidar com situções quando se deparam com crianças que não seguem as regras.
Fazer igual ou não!
Somente sentindo a importância da conduta moral é que as crianças saberão qual escolha fazer. Saberão como dizer não!
Nosso papel é mostrar que aquelas crianças que fazem o que não podem, não sabem o quanto as regras de conduta são importântes na vida, e que devem respeitá-la pois um dia elas aprenderão que as regras devem ser seguidas pois, são para o bem (viram vários exemplos) E que nós não devemos fazer e nem revidar da mesma maneira, porque já aprendemos a importância da CONDUTA MORAL.
ATIVIDADE: Desenho livre


NOSSO QUADRO DE IMAGENS
Quadro de metal onde trabalhamos os temas de nossas aulinhas.
Usamos desenhos feitos no papel e colados em folha imantada.




Por Elaine Saes