segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PASSE E ÁGUA FLUIDIFICADA

 
PLANO DE AULA

Objetivo: A criança deverá identificar o que seja passe e água fluidificada, suas característica e compreender seus benefícios, para discernir quanto à necessidade e oportunidade de sua utilização.
Prece

Canções para harmonizar

PRIMEIRO MOMENTO:
Desenvolvimento e incentivo inicial:
Retirar de uma sacola, comprimidos, frascos de remédios, esparadrapo e pedir que as crianças nomeiem e digam para que servem e quando são usados. Deverá explorar bem o material, deixando que as crianças os manuseiem; deixando que as crianças falem de outros remédios, se já tomaram remédios, se já ficaram doentes, se gostam se não gostam como elas se sentem em relação a eles.
Todos aqui já ficaram doentes ou caíram e se machucaram? Todos já usaram remédios como estes daqui para ficarem curados? Para sarar? Onde papai e mamãe compram esses remédios? Ah! Na Farmácia... Legal...
E quando ficam muitos tristes, desanimados ou irritados com raiva, que fazem para melhorar? (Deixar que exponham suas opiniões e experiências).
Vocês sabiam que na casa espírita temos um remédio que ajuda a curar os machucados, feridas, dores de barriga, carinhas emburradas, tristeza, vontade de chorar à toa e cansaço?E é um remédio que não se compra na farmácia ou se pega no posto de saúde; que ele é dado de graça por pessoas de boa vontade. Após as resposta... É o passe. Mas o que é passe? O Passe é uma transmissão de energia, assim como o sol transmite sua energia, calor a nós, o passista transmite energias que ele recebe do mundo espiritual.
Quando em nossos corações, guardamos muitos sentimentos e idéias ruins, esses nos fazem ficar doentes, estou falando é daqueles sentimentos de raiva, egoísmo, irritação, rancor e vingança que guardamos e que tanto faz mal para o corpo e para o espírito, provocando dor de cabeça, desânimo, mal-humor, etc.
Esses pensamentos ruins são como sujeirinhas que ficam presas no perispírito da gente em forma de nuvenzinhas escuras, feias e desagradáveis.
SEGUNDO MOMENTO: 
Demonstração:
Vejam as figuras: (colar no quadro um cartaz com desenho de uma casa, ou paisagem e a de um menino).



Em nosso perispírito (corpo fluídico) ficam registrado muitas de nossas emoções, tanto as boas como as ruins, e elas - como já disse anteriormente -são como nuvenzinhas escuras e feias que ficam grudadas em nosso perispírito (colar nuvenzinhas com pensamentos ruins em torno do menino).

Quando recebemos o passe, as energias (boas) que o passista doa para gente limpa seu perispírito. (colar no quadro a figura do menino recebendo passe).
E assim, todos os sentimentos ruins que temos na alma dispersam, desgrudam. (retirar as nuvenzinhas com pensamentos ruins e colar as nuvezinhas com bons pensamentos).

É como estarmos vestidos com uma roupa muito suja e tomar banho e vestir roupa limpa. Assim é o passe, tomamos um banho de luzinhas que saem das mãos do passista que retira toda a sujeirinha (sentimentos e pensamentos ruins).
O passe ele ajuda nos equilibrar nosso organismo e nossas emoções. Mas se quisermos a nos sentir sempre bem, devemos mudar nossos pensamentos, através de pensamentos de bondade, paciência, carinho, respeito e compreensão. Afinal, os espíritos podem nos ajudar, mas nós é que somos donos de nossa casa interior e dos pensamentos que nela acolhemos.
Quase todas as pessoas podem dar passe, basta ter boa vontade e amor ao próximo. O passista cede energias dele e dos espíritos para o doente. O passe é operação de boa vontade, ato de amor e doação. Quando o passista aplica o passe ele está em prece e seus pensamentos são elevados, pensamentos de amor.
Assim procedendo, o passista liga-se ao plano espiritual para poder captar as melhores energias possíveis e transmiti-las as pessoas que recebem o passe.
O Passe foi criado por quem? Pelo espiritismo? Na verdade Jesus dava passe quando curava impondo as mãos sobre os doentes.
A mamãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, está lhe aplicando um passe, os evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais, etc.
Não devemos abusar do passe porque passe é remédio. Alguém aqui toma remédio quando não está doente? Toma analgésico se não está com dor? Pois é, não devemos abusar do passe e apenas tomá-lo quando não sentirmos bem ou estivermos doentes.
TERCEIRO MOMENTO: 
Além do passe, nós temos aqui no Centro outro tipo de remédio que não é o passe. Vamos ver?
O evangelizador colocará uma jarra com água filtrada sobre a mesa e falará às crianças que fazendo uma prece os Espíritos bondosos irão colocar remedinhos nela que irão ajudar a melhorar doenças, tristezas, etc.
A água fluidificada é água normal acrescida de remédio que os espíritos adicionam segundo as nossas necessidades físicas e morais.
É assim, se sou muito nervoso eles (os mentores espirituais) colocam um remédio para me ajudar a acalmar, e é assim de acordo com minhas necessidades.
Em geral, são os espíritos desencarnados que fluidificam a água, mas qualquer pessoa também pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo.
A fluidificação da água acontece em reuniões públicas, no culto do lar, etc.
Convidá-los a fazer uma prece pedindo pela fluidificação da água.
Distribuir os copinhos descartáveis com água fluidificada para as crianças, dizendo que ela não tem gosto de remédio é para apenas ajudar a melhorar quem estiver doente.

QUARTO MOMENTO: Distribuir o livreto (em marcadores histórias) com atividade para ler e colorir: “O remédio