terça-feira, 18 de setembro de 2012

DISCIPLINA

 

TEMA/CONTEÚDO
Disciplina
Organizar o tempo, dosando as atividades de forma equilibrada, sem exageros.

MOTIVAÇÃO INICIAL
Questionamento

Se você pudesse, o que gostaria de fazer o dia todo, sem parar?
 
DESENVOLVIMENTO DA AULA
Sugestão 1- Julinho e o videogame.

Acabava de chegar da escola, nem ao menos tirava a mochila das costas e já corria a ligar seu videogame. Somente atirava para o lado seu material escolar e também o tênis e punha-se a manipular os controles com uma rapidez estonteante. Esse era o Julinho. Muito inteligente e estudioso. Mas quando passou a se interessar por videogame, quase não pensava em outra coisa. Até esquecia-se das tarefas diárias, como a lição de casa, ajudar a mãe e até da higiene. Tudo o que queria era chegar ao fim do jogo. Várias vezes atrasou-se para ir à escola, por não querer largar o jogo, que era muito legal.
Às vezes seu cãozinho latia, chamando e ele não ia. Até que uma vez o animal ficou doente, porque Julinho esquaceu-se de cuidar dele. Precisou ser levado ao veterinário para tratá-lo.
Os estudos também foram deixados de lado pelo menino, que sempre tirava boas notas: pela primeira vez tirou nota baixa nma prova na escola. Foi a primeira de uma série. A professora até enviou um recado para a sua mãe.
Quando seus amigos vieram chamá-lo para participar de uma brincadeira, nem se espantaram que ele não quisesse:
_Preciso terminar esta fase do jogo, não posso para justo agora! _ explicou ele. Julinho já não era o mesmo Tantas coisas deixava de fazer, até mesmo as que antes ele mais gostava, só para ficar jogando videogame. Ninguém conseguia convencê-lo a parar.
Certo dia, e, entusiasmado com o jogo, quando faltavam algumas fases para vencer, Julinho sentiu uma dor na barriga. Precisava ir ao banheiro com urgência. Não querendo largar o jogo, foi adiando a ida. Até que a vontade passou. Passou, mas o problema não resolveu.
Mais tarde, quando finalmente "zerou" o desafio, a dor de barriga voltou. Só que desta vez começou a passar mal. Foi preciso correr com ele para o pronto-socorro, onde foi medicado. O médico perguntou o que havia acontecido, mas Julinho estava envergonhado e não quis dizer que ficara jogando videogame demai.
De volta em casa, o menino disse que ia descansar um pouco. Ligou a televisão e... o videogame. Quando será que esse menino vai tomar jeito?!

QUESTIONAMENTO:

*Como Julinho poderia fazer tudo o que gosta e tudo o que é necessário durante o seu dia?

*Se você fosse Julinho, como organizaria suas atividades do dia?

OBS: Neste texto foi apontado o uso exagerado do videogame, mas o evangelizador deve manter-se atualizado para saber o que as crianças gostam de fazer ou assistir em determinadas épocas (moda). O importante é que saibam dosar suas atividades disciplinadamente.

Sugestão 2 - Disciplina.

Nos fins de 1931, Chico, à tardinha, orava sob uma árvore junto ao açude, pitoresco local da cidade de Pedro Leopoldo para o norte, quando viu à pequena distância uma grande cruz luminosa.
Pouco a pouco, dentre os raios que formava, surgiu alguém.
Era um espírito simpático, envergando túnica semelhante à dos sacerdotes, que lhe dirigiu a palavra com carinho.
Não se sabe o que teriam conversado naquele crepúsculo, mas conta o médium que foi esse o seu primeiro encontro com Emmanuel, na vida presente. E acentua que em certo ponto do entendimento, o orientador espiritual perguntou-lhe:
_Está realmente disposto a trabalhar na mediunidade com o evangelho de Jesus?
_Sim, se os bons espíritos não me abandonarem... _respondeu o médium._Não será você desamparado, disse-lhe Emmanuel -mas para isso é preciso que você trabalhe, estude e se esforce no bem.
_E o senhor acha que eu estou em condições de aceitar o compromisso? _tornou o Chico.
_Perfeitamente, desde que você procure respeitar os três pontos básicos para o serviço...Porque o protetor se calasse, o rapaz perguntou:
_Qual o primeiro?
A resposta veio firme:
_Disciplina.
_E o segundo?
_Disciplina.
_E o terceiro?
_Disciplina.
O Espírito amigo despediu-se e o médium teve consciência de que para ele ia começar uma nova tarefa.


VERIFICAÇÃO/FIXAÇÃO
Multiplicar e distribuir a folha de atividade.

Para que as crianças cumpram as tarefas propostas no minigrama, em 10 minutos.
Ao final, verificar se todas conseguiram terminar no tempo proposto. Em caso negativo, perguntar qual a razão. Levá-los a refletir se foi por indisciplina (má divisão do tempo, desorganização) ou dificuldade para resolver a tarefa.




FONTE: Apostila de Evangelização Infanto-Juvenil de 10 a 11 anos.
Intermediário A - Editora Aliança