26/07/2012

Egoísmo


Dinâmica Balões e Palitos

1 - Todos os evagelizandos deverão ficar em pé, formando um círculo.

2 - Distribuir a cada evangelizando um balão, um palito de dentes, uma bala e um pedaço de barbante.

3 - Solicitar que os encham os balões e que amarrem com o barbante. Em seguida, amarrar os balões no cós da calça, na parte de trás.

4 - O palito deve permanecer em uma das mãos e a bala na outra mão.

5 - O evangelizador deve dar a seguinte ordem:
“Vocês têm cinco minutos. Quem, após este tempo, continuar com o seu balão sem estourar, poderá comer a bala.”

6 - O esperado é que o grupo saia estourando uns os balões dos outros. Porém, a ordem não foi essa, pois se todos permanecem em seus lugares, sem estourar os balões dos outros, todos poderiam comer as balas.

7 - Lembrar que em nenhum momento foi dito que deveriam estourar o balão dos outros.

O que representa a bala?
O prêmio, a conquista de algo bom.
E o que representa o palito?
Nossas tendências, a violência, a disputa.
Costumamos agir movidos pelo egoísmo? Por quê?
Muitas vezes, ainda pensamos exclusivamente em nós, sem nos preocuparmos com o bem-estar alheio.


Dicionário: Egoísmo = Amor exclusivo a si próprio.

Questão 913 de O Livro dos Espíritos

913. Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical?
“Nós o dissemos muitas vezes: é o egoísmo: dele deriva todo mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos está o egoísmo.

orgulho: Conceito muito elevado que alguém faz de si mesmo

vaidade: Desejo imoderado e infundado de merecer a admiração dos outros.

inveja: Desgosto, ódio ou pesar por prosperidade ou alegria de outrem.

Inutilmente os combatereis e não conseguireis extirpá-los enquanto não houverdes atacado o mal em sua raiz, não houverdes destruído a causa. Que todos os vossos esforços, portanto, tendam para esse objetivo, porquanto aí é que está a verdadeira chaga da sociedade. Todo aquele que quer se aproximar, desde esta vida, da perfeição moral, deve extirpar de seu coração todo sentimento de egoísmo, porque o egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade. Ele neutraliza todas as outras qualidades.

O Egoísmo é um dos maiores males da sociedade e que o mundo será melhor quando ele desaparecer dos corações humanos.


2. O que é egoísmo?

* É achar que tudo de bom tem que ser para nós, que os outros merecem menos, não pensar nos sentimentos e dificuldades das outras pessoas, ligar só para os próprios problemas, não se incomodar se precisar prejudicar alguém para conseguir alcançar seus objetivos.

2.1. Todos são egoístas na Terra?

* Quase todos, uns mais, outros menos. Há, encarnados, muito poucos espíritos realmente evoluídos que já deixaram de lado o egoísmo.

2.2. Quando somos egoístas?
* Algumas atitudes egoístas:
Comer mais do que sua parte justa de alguma comida que deveria ser dividida com alguém; não deixar que outras crianças brinquem com seus brinquedos; na escola, conversar o tempo todo, sem se importar com o fato de que outros querem ouvir a professora; sujar a casa e não limpar, deixando todo o trabalho para a mãe que, muitas vezes, já está muito cansada; não aceitar que os pais dêem atenção para um irmão mais novo, outra criança ou até mesmo um adulto; querer que a televisão, o rádio, o computador ou algo assim fique só para si; fazer uma bagunça com alguém e não se importar se só a outra pessoa levar a culpa...


3. Quais são as conseqüências do egoísmo?
* O egoísta tem menos amigos e pessoas que gostam dele;
* O egoísmo faz a pessoa ser menos feliz, porque a felicidade é igual o amor: quanto mais dividimos com os outros, mais temos; se não dividimos nossa felicidade, ela acaba murchando, como uma plantinha que não recebe água. Quem é egoísta atrapalha a felicidade dos outros, porque só pensa em si mesmo.
* A pessoa egoísta não se importa com a natureza, a limpeza da cidade, a desonestidade dos governantes, se estes estiverem favorecendo-a; acha que todos devem se preocupar com ela, mas não está nem aí para eles.

4. Por que o mundo tem tantos problemas?

* Porque há muitas pessoas egoístas no mundo que vemos tantas guerras, tantos roubos, assassinatos, vícios, muitas traições, famílias desfeitas ou que nem se formaram de verdade. É porque muita gente só se importa consigo ou no máximo com os da família. Na África, muita gente passa fome; enquanto isso, os Estados Unidos gastam bilhões de dólares para realizar uma guerra, com aprovação da maioria do seu povo. Muitas pessoas jogam fora alimentos e até outras coisas que poderiam servir para muita gente. Tem gente que gasta milhares de reais para ter um vestido ou uma jóia, enquanto perto delas há quem não tenha o básico.


5. Se quisermos um mundo melhor, precisamos que haja menos egoísmo. Assim, temos que começar fazendo nossa parte. De que forma combater o nosso egoísmo?
* Prestando atenção para percebermos quando estamos sendo egoístas e substituindo a atitude má por outra melhor.
* Acostumando-nos a pensar nas outras pessoas, no que elas sentem e desejam.
* Colocando em prática os ensinamentos de Jesus, que nos mostram que todos somos irmãos, que devemos nos amar, que é necessário fazer aos outros o que queríamos que nos fizessem e que a caridade, contrária ao egoísmo, deve ser praticada em todos os momentos.


Prece Encerramento
Fontes:


ATIVIDADE

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para semear a Evangelização Espírita!!!
Paz e Luz!
Flávia Peruci