quinta-feira, 4 de setembro de 2014

SUGESTÕES PARA PASSAR O TEMPO DE ESPERA ATÉ O INÍCIO DA AULA

Enquanto as crianças aguardam o início da aula existe um tempo de espera que poderá ser utilizado com algumas das sugestões a seguir.

Consideramos que estas sugestões atendem a classes de 30 a 40 alunos, por um tempo de 20 a 30 minutos. Para classes com alunos acima deste número o evangelizador deverá adaptar-se às condições físicas, espaço, tempo e trabalhadores. De qualquer forma encontrar a melhor maneira de aproveitar a oportunidade de estar com as crianças, uma vez por semana, para mostrar-lhes o caminho do bem e do Evangelho com atividades que incentivem a paz e a união dentro do que for possível desenvolver.

• Usar e abusar da música como elemento de entrosamento entre as crianças, como reforço para alguma que já tenha sido ensinada e para diversão. Aproveitar para colocar músicas que evangelizam e transmitem uma lição de moral, deixando de lado aquelas populares que se ouvem durante a semana toda pelos meios de comunicação.

• Fazer brincadeiras como, por exemplo: trenzinho, roda, escravos de jó, lenço atrás, caça ao tesouro, estátua, pular amarelinha, morto ou vivo...

• Fazer ginástica como incentivo aos cuidados com o corpo.
Corrida de saci – pular numa perna só.
Empurrar a parede – (alongamento) com as duas mãos na parede, uma das pernas flexionadas, à frente, e a outra estendida para trás, com os pés bem plantados no chão. Empurrar a parede, flexionando os braços e alongando a perna. Repetir por três vezes e trocar a perna flexionada.
Polichinelo – saltar, abrindo as pernas e, ao mesmo tempo, abrindo e levantando os braços, batendo palmas sobre a cabeça.
Tocar os pés - com as pernas estendidas, tocar a ponta dos pés, sem dobrar os joelhos (pode ser em pé ou sentado no chão).
Rola-rola – deitadas no chão, com certa distância entre cada uma, rolarem para a direita ou para a esquerda, conforme ordem dada pelo evangelizador, de maneira suave.
Serra-serra – sentadas em duplas, uma criança de frente para a outra, de mãos dadas e as plantas dos pés apoiando-se, uma de cada vez puxa a outra para si, alternando o movimento, sem se soltar.

• Pedir para as crianças, sentadas em círculo no chão, “umas” de cada vez, contarem uma história.

• Deixar disponível uma caixa com blocos de montar. Após o uso, incentivá-las a guardar novamente os blocos na caixa.

• Deixar papel, lápis de cor e giz de cera para que desenhem livremente.

Após este tempo, que com certeza será sempre agitado e barulhento, promover uma mudança no ambiente. Por exemplo: escurecer a sala, fechar a janela, sentar no chão, colocar música ambiente, cantar música suave e e através de palavras de calma, ir preparando as crianças para a prece.

EVANGELIZADOR: SUCESSO E PACIÊNCIA!
VOCÊ VAI PRECISAR!