27/06/2013

PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA - 4 a 7 anos

PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA

ENSINOS DE JESUS

FAIXA ETÁRIA: 4 A 7 ANOS

OBJETIVO: Identificar que o Evangelho,reunindo os ensinos e exemplos de Jesus, indica-nos o caminho para a paz e verdadeira felicidade.

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA

Levar grãos de mostarda e outros tipos de sementes tais como: abacate, laranja e outras, para que as crianças possam observar as diferenças de tamanho em relação ao grão de mostarda.

Observação: O educador poderá levar uma lupa para que as crianças possam observar melhor os grãos de mostarda.

ATIVIDADE REFLEXIVA

Explorar o fato do grão de mostarda ser muito pequeno e dizer que, apesar do tamanho diminuto,ao crescer se transformará em uma árvore.(anexo 1)




Dizer que Jesus comparou o grão de mostarda que cresce... cresce... até ficar uma folhagem bonita, com os sentimentos bons que temos no nosso coração,como o amor e a fé. Ter fé é ter confiança no Pai do Céu e nas coisas boas que estão dentro de nós.

NARRAR: O Grão de Mostarda

Avaliar a compreensão da história através de perguntas tais como:

- Como o grão de mostarda se sentiu diante da zombaria das outras sementes?

- E como o grãozinho ficou depois de ouvir a história que Jesus contou?

- O que Jesus ensinava para as pessoas?

- Quando a sementinha de luz brilha muito no coração das pessoas?

Conversar com as crianças a respeito da sementinha de luz que temos no nosso coração, estimulando-as para que falem de ações que a façam brilhar (ser amigo,ajudar a mamãe..)

Concluir dizendo a importância de fazer coisas boas que Jesus ensinou,explicando que,assim, fazemos as pessoas felizes e fazemos com que luzinhas brilhem em nossos corações.

ATIVIDADE CRIATIVA

Dividir as crianças em subgrupos, colocando à disposição cola,papel e sementinhas(grãode milho ou semente de girassol) e, caso queiram,areia brilhante, para as crianças fazerem colagem.

Observação: Para fazer areia brilhante, basta misturar a areia da praia com purpurina.

HARMONIZAÇÃO FINAL/ PRECE

Distribuir uma sementina para cada criança pedindo que as plantem em um vaso com terra.Explicar que as sementinhas, para desenvolverem-se melhor, necessitam de água, de terra fofinha. Quando também enviamos amor, que faz a luzinha brilhar no coração,a plantinha cresce mais depressa.

PRECE

O Grão de Mostarda

Nossa história aconteceu há muito tempo atrás,na época que Jesus esteve entre nós contando histórias.

Fig 1-Joaquim comprou um saco com muitas sementes para plantar muitas árvores frutíferas.



Fig 2- Entre as sementes estava um pequeno grão de mostarda,que veio por engano entre as outras.Por ser muito pequenina,não foi percebida pelo homem.
As outras sementes,quando viram aquela coisinha miúda, começaram rir e a zombar.
-Olha a nanica!- gritou uma semente de laranja.
-É uma semente ou uma formiga? - perguntou a semente de pêssego, só de gozação.
A zombaria continuou dentro do saco e o grão de mostarda foi ficando cada vez mais tristinho...
Foi então que todos ouviram uma voz muito bonita.




Fig. 3- Olharam para fora e viram um belo moço que falava para muitas pessoas:

"O Reino dos Céus* é como um grão de mostarda que um homen plantou na terra.
Apesar de ser a menor de todas as sementes,a plantinha vai crescendo...
Depois, torna-se uma grande planta com muitos ramos e as avezinhas do céu vêm morar neles"

-Quem está contando essa história? - perguntou feliz o grãozinho de mostarda encolhido num cantinho.
-É Jesus! Ele é uma pessoa muito especial!- respondeu uma das sementes.
E logo todas pararam de rir.
O grão de mostarda soube, então, que Jesus ensinava muitas coisas importantes como o amor, o respeito aos pais, o bem...
As histórias de Jesus eram como se fossem sementinhas de luz no coração de todos que ouviam. A sementinha de luz brilhava muito forte sempre que as pessoas faziam coisas boas.
O tempo passou. A sementinha de mostarda cresceu... cresceu....botou muitos ramos...




Fig 4-... virou uma árvore. E fez tudo aquilo que Jesus contou na história:os passarinhos e pequenos animais se abrigavam debaixo da sua sombra.
Em gratidão à bondade do pé de mostarda, eles contavam para ele as histórias que ouviam de Jesus.




*Explicar para a criança que é o reino do bem,onde todos vivem felizes.

Parábola do Grão de Mostarda - 5o Cap.


  • Prece Inicial
"O reino dos céus (NOSSA VIDA) é semelhante a um grão de mostarda (PEQUENO), que um homem tomou e lançou no seu campo. Esse grão é, na verdade, a menor de todas as sementes (mostrar a semente), mas depois de crescida é a maior das hortaliças, e se faz árvore, de tal modo que as aves vêm fazer ninho em seus ramos.".

 Os ensinamentos de Jesus são sementes. É só plantar em nossa alma e cuidar para que cresçam e dêem belas árvores de felicidade ( árvores de fraternidade, trabalho, paz, alegria, inteligência e sabedoria).

Pedir para cada evangelizando ir a lousa e escrever o que gostaria de plantar no coração.
Amor, paz, perdão, amizade, caridade, alegria, trabalho, educação, respeito, fé, tolerância, estudo, paciência, cuidado, entre outros.
Deus veio nos deu essa semente, cabe a cada um de nos fazer ela germinar, crescer dentro de nos , se ramificar, espalhar e dar frutos.

A finalidade desta parábola é mostrar através de uma comparação que acontece com o reino de Deus o mesmo que acontece com a semente plantada. É algo que teve um inicio tão pequeno, tão humilde, mas será mais tarde uma apoteose. O importante na parábola é mostrar o contraste entre o início e o fim do processo.
    O modo como Cristo apresenta isto para os judeus é o mesmo usado desde antes, quando sempre a imagem de uma grande árvore significa um grande Reino.

Jesus comparou para ensinar coisas importantes. O Amor pode estar escondido no coração como uma sementinha. Quando ele cresce e se espalha fora de nós, muitas coisas acontecem. ( passamos a gostar de ajudar ao próximo, amar a família, sentir falta de Deus e da oração, ficar feliz, gostar de ver todos felizes, pensar nos outros)

Sabemos que as sementes cresceram quando nossas atitudes se modificam (cultivo). Não sentimos mais raiva das pessoas... Obedecemos nossos pais... Ajudamos os que estão famintos...


  • Atividade em classe – Desenhar em uma cartolina verde varias folhas de ÁRVORE, recortar , fazer um furinho e amarrar um barbante ou fio, DAR UMA FOLHA A CADA UM E PEDIR ESCREVAM O QUE GOSTARIAM DE CULTIVAR.
  • DEPOIS PEDIR QUE COLOQUEM NA ÁRVORE DA VIDA.
A árvore, fizemos com um pedaço de galho seco que fixamos em uma latinha de achocolatado cheia de pedras.
  • PRECE DE ENCERRAMENTO
ATIVIDADE

20/06/2013

DICAS PEDAGÓGICAS

Aqui estão algumas dicas pedagógicas que facilitarão a sua vida de evangelizador.

Dicas estas baseadas nas obras da codificação e de referências do espiritismo, tais como: cartilhas da Federação Espírita Brasileira, obras básicas, autores espíritas ligados à filosofia espírita da educação, organizadas pelo Departamento de Evangelização da Criança da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte /Regional Nordeste.

 
1- Faça sempre seu plano de aula. O planejamento é essencial. Nunca improvise uma aula.


2 - Sempre deixe cópias de atividades extras no armário da evangelização ou na gaveta da mesa de sua sala de aula – você pode precisar.


3 - Não coloque desenhos dogmáticos nas atividades de fixação. Exemplos: anjos com asas, orar de joelhos e de mãos postas, crucifixos, imagens bizantinas. Justificativa: não está de acordo com as orientações das obras básicas do espiritismo. Este é o 17º princípio utilizado por Pestalozzi: Utilizar as vias do desenvolvimento e nunca da dogmatização.

 
  4 - Chegue mais cedo e arrume a sala de aula, preparando o ambiente e organizando os materiais.
5- Nunca use duas histórias no mesmo dia para crianças até 10 anos. O aproveitamento do conteúdo será melhor.

6- Nunca direcione as cores para as crianças, é um erro pedagógico. Exemplo: “o sol é amarelo.” Deixe que a criança escolha e seja natural em sua manifestação artística.

7- Determine poucos objetivos para sua aula. Assim poderá alcança-los realmente.

8 - Evangelização de Bebês – formar esta proposta na casa espírita é fundamental. O evangelizador deve utilizar didática especial para atender este público – as mães podem ficar junto com os filhos durante as aulas.

9 - Participe sempre das reuniões da equipe de evangelização.

10 - Participe de reuniões de estudo de evangelho no Centro Espírita. Essa conduta facilitará sua atividade de evangelizar.

11 - Os objetivos do plano de aula são para o evangelizando e não para você . Muitos evangelizadores apresentam dificuldades nesta ordem e devem vencê-las. Coloque-se no lugar de uma criança assistindo aula.

12 - Estabeleça uma ou duas ideias básicas por plano de aula. Entenda que a criança terá oportunidade de assistir novamente os temas diversos anualmente na casa espírita e que o aprendizado é gradual.

13 - Procure estudar sobre a área de interesse da criança – as fases do desenvolvimento infantil. Conhecer a criança é importante para atingir a sua meta.

14 - Organize um mini fichário para o ano e anote a turma, o tema, os objetivos, as ideias básicas , a história e a atividade de seu plano de aula. Assim evitará repetir fatos e histórias.
15 - Faça o registro das crianças da sua turma. Aproxime-se deles

16. Faça o controle de presença das crianças a cada aula.


17 - Estimule a criança à pontualidade. Ela só tem uma hora e meia de aula de evangelho por semana. Converse com os pais e familiares. Envie bilhetes e cartas.

18 - Não utilize personagens de televisão ou cinema na decoração das salas e/ou atividades de fixação do conteúdo. Pois a criança lembra-se de fatos com o personagem e não do evangelho, ou do conteúdo da aula.

19 - Em toda aula é possível inserir mensagens do evangelho de Jesus, para todas as faixas etárias.

20 - O giz de cera é indicado para crianças do jardim. Compre se possível o giz bastão, ou quebre ao meio o giz comum. Isso facilita para a criança colorir.

21 - Faça sempre dinâmicas de grupo de integração e socialização.

22 - Utilize músicas espíritas nas aulas de evangelização. Valorize a cultura espírita.



23 - Escolha músicas de acordo com a faixa etária, ou seja, a área de interesse

24 - Promova atividades de integração e socialização antes de iniciar as aulas. Isso ajuda a despertar o interesse da criança.

25 - Esteja alegre e comunicativo. Essa postura atrai as crianças. Leia livros que transformem a sua ação evangelizadora na Terra!


26 - Procure usar roupas confortáveis, que permitam movimento, sentar no chão, correr, brincar, interagir.

27 - Leia sempre obras relacionadas à evangelização de crianças e jovens.




28 - Participe de encontros voltados para a evangelização da criança e do jovem.


29 - Conheça e observe a personalidade da criança e do adolescente. Assim, evangelizará melhor.

30 - O evangelizador para a pré-juventude deve ser dinâmico, interativo, alegre e ter maturidade suficiente para diagnosticar e lidar com os conflitos comuns desta faixa etária e ainda auxiliá-los com prudência e discernimento.

31 - As atividades e dinâmicas devem ser preparadas de acordo com o conteúdo trabalhado.

32- Os jogos cooperativos levam em sua essência características muito importantes: Não há necessidade de competição: são desafiantes, envolventes. O real e grande desafio está na convivência e na tolerância mútua entre os participantes. Não possui uma faixa etária específica para cada jogo: há a possibilidade de adaptação ao grupo que se joga. Podem ser aplicados desde as crianças muito pequenas até grupos de jovens e adultos
 
 
Fonte:http://peloscaminhosdaevangelizacao.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html

Você se considera criativo?

Nossas tentativas, entre erros e acertos, há de nos tornar melhores! O melhor treino pra nós é ensaiar o mundo melhor em que queremos viver; e p/os nossos pqnos e jovens! Haja criatividade pra planejar tanta idéia!
 
 

CONTRATO - Compromisso com o Bem

Evangelização, um compromisso com a essência, o cerne, a vida, o presente e o futuro!